Novas tendências na internacionalização do sector vitivinícola

O sector vitivinícola reveste-se de grande importância na economia global, devido ao seu peso, quer em termos produtivos (consumo mundial de vinho ronda os 24 mil milhões de litros por ano), quer em termos de geração de valor (28,9 mil milhões de dólares em receitas).

Itália, Portugal e França encontram-se na posição cimeira enquanto grandes consumidores de vinho, com uma média de 35 litros consumidos por pessoa, por ano. Em termos de consumo total, os principais mercados são os EUA, China e França, devido à sua extensa população.

A indústria do vinho e bebidas alcoólicas foi severamente afetada pela pandemia, devido ao fecho e restrições sanitárias aplicadas ao canal Horeca, com destaque para os bares, restaurantes e sector turístico. No entanto, surgiram novas tendências decorrentes da pandemia e das alterações de consumo que moldarão o mercado mundial de vinhos e apresentarão uma série de oportunidades de crescimento e de aproveitamento de novos nichos de negócio. 

Ecommerce e maior presença digital

Face às restrições da pandemia e ao fecho de vários estabelecimentos de retalho, as vendas de vinho e bebidas alcoólicas através do meio digital cresceram a um ritmo acelerado. 

Após a pandemia, o peso das vendas online de vinho e bebidas alcoólicas deve manter-se significativo, com vários consumidores já fidelizados devido às funcionalidades (comparação, críticas e feedback) das lojas online e à facilidade de acesso, compra e receção dos produtos “à porta de casa”.  

Novos formatos

Verificaram-se, ainda, algumas alterações em termos de hábitos de consumo, as quais conduziram a um aumento da procura de novos formatos para embalagens de vinho e bebidas alcoólicas. Destacam-se os bag-in-box e o vinho em lata, os quais têm sido muito populares junto dos públicos mais jovens. 

Produtos saudáveis e sustentáveis

Conceitos como sustentabilidade, saúde e bem-estar são cada vez mais valorizados pelos consumidores. Esta tendência fez aumentar a procura por vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos, verificando-se um crescimento, desde 2014, de 20% e 15% em França e Itália, respetivamente.

A sustentabilidade é um valor que está cada vez mais alinhado com os objetivos de responsabilidade social e com o propósito das marcas, verificando-se uma cada vez maior atenção do consumidor para os recursos naturais utilizados na produção dos seus bens de consumo. 

Ramificações de espumante

O vinho espumante representa cerca de 10% do total de vinhos produzidos a nível mundial e cerca de 80% é produzido na Europa

A grande maioria do espumante é consumido no mercado Europeu, verificando-se uma cada vez maior procura por esta categoria de produtos em mercados externos como o Reino Unido e Estados Unidos

Procura de rosé aumenta devido à influência das redes sociais

O vinho rosé tem vindo a ganhar popularidade no seio dos consumidores, muito devido à influência de várias personalidades nas redes sociais. Esta categoria de vinho representa, à semelhança do espumante, cerca de 10% da produção mundial e tem vindo a denotar-se um aumento na procura muito significativo. No entanto, importa destacar que o rosé está sujeito a sazonalidade, uma vez que é um tipo de vinho mais procurado no verão. 

 

Com uma enorme herança de expansão internacional, a indústria do vinho e bebidas alcoólicas enfrenta grandes desafios que moldam o futuro do sector. Importa olhar atentamente para as novas tendências, ser pioneiro e procurar colocar a inovação como uma prioridade para o crescimento sustentável no futuro. 

Na Market Access acompanhamos de perto as exigências dos mercados, as novas tendências de consumo e apoiamos os nossos clientes na abordagem e na resposta aos desafios que os mercados internacionais reclamam. Se pretende abordar novos nichos de mercado e internacionalizar o seu vinho para novas geografias, contacte-nos

 

Miguel Queiroz

 

 

 

Miguel Queiroz

Business Developer

 

Fontes: 

Zachary Elfman, “Libation Frontiers: A Deep Dive into the World Wine Industry”, disponível em: https://www.toptal.com/finance/market-sizing/wine-industry 

IWSR, “Global wine trends to watch in 2021”, disponível em: https://www.theiwsr.com/global-wine-trends-to-watch-in-2021/ 

https://www.statista.com/statistics/240638/wine-production-in-selected-countries-and-regions/ 

Partilhe este artigo

Copiar link para a área de transferência

Copiar