A globalização e a evolução tecnológica fazem com que as empresas procurem novas formas de expandir os seus negócios. Desta necessidade, surge a internacionalização das empresas, pelo que, quando uma empresa opta por expandir o seu negócio para novos mercados internacionais, é necessário tomar uma série de decisões, entre as quais os mercados-alvo a abordar. Esta decisão, apesar de complexa, revela-se fundamental para o sucesso do processo de internacionalização, e aporta um conjunto de fatores a considerar.
Expansão Internacional e Seleção de Mercados
A seleção de mercados consiste na escolha do(s) mercado(s) estrangeiro(s) que melhor se enquadra(m) nos objetivos delineados na estratégia de internacionalização da empresa e que melhor se adaptam às suas características individuais.
A seleção de mercados internacionais constitui uma das principais decisões do processo de internacionalização, e é um fator determinante para o seu sucesso ou fracasso.
Existem várias formas de efetuar uma eficaz seleção de mercados internacionais. Contudo, muitas empresas não detêm nem conhecem as ferramentas necessárias para fazê-lo, pelo que não são capazes de identificar, de forma precisa, os mercados com maior potencial para satisfazer e favorecer as necessidades do seu negócio.
É habitual que as PMEs, por falta de conhecimento ou de recursos, se internacionalizem com base naquilo que são as perceções do responsável pela tomada de decisão, ou por mero seguimento de estratégias de empresas análogas, não valorizando as características únicas da sua empresa no que respeita a questões culturais, de produto, de concorrência, regulamentares, etc, o que leva a que, muitas vezes, estas empresas não abordem os mercados que lhes poderiam proporcionar um maior sucesso e crescimento internacional.
A internacionalização é um processo com riscos e elevados custos potenciais, pelo que a falha nesta seleção poderá acarretar sérias consequências financeiras, bem como um forte impacto no que concerne à reputação da empresa nos mercados alvo.
Isto enfatiza a necessidade e importância de desenvolver modelos adequados para a seleção dos mercados internacionais.
A globalização levou à diminuição de várias barreiras no que diz respeito ao comércio internacional, mas, por outro lado, intensificou a concorrência a nível global devido ao estímulo que dá às empresas para abordar mercados externos.
Deste modo, sendo complexo o processo de tomada de decisão no que diz respeito aos mercados internacionais a abordar, é fortemente aconselhável realizar esta seleção recorrendo a metodologias específicas e com base em critérios objetivos.
Na Market Access estamos sempre atentos às exigências dos mercados e às necessidades dos nossos clientes. Se procura expandir o seu negócio, mas não sabe como selecionar quais os melhores mercados a abordar, temos a solução certa para si. Contacte-nos!
Liliana Silva
International Business Consultant
Fonte:
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/136387/2/498540.pdf