Exportar é considerado o ato de comercializar produtos/serviços para outro país ou região. Quando as empresas saem do seu mercado natural, aumenta a complexidade do processo de venda, bem como o risco associado às especificidades de desenvolver negócios com mercados externos. No entanto, por que razão apostam as empresas na exportação?
1 – Aumentar as vendas
O mercado doméstico pode estar saturado e a empresa não conseguir aumentar a sua quota de mercado. A exportação poderá ser uma forma de fazer crescer as vendas da empresa.
2 – Aumentar o lucro
Nem sempre o aumento das vendas se traduz em aumento de lucros. No entanto, mesmo com margens mais apertadas, os lucros podem ser melhorados com a venda em mercados de maior dimensão e, consequentemente, com maior volume de encomendas.
3 – Maximizar/rentabilizar a capacidade de produção
Aumentando o volume de vendas e diversificando o portefólio de clientes através da exportação, será possível desenvolver um melhor planeamento da produção, contribuindo para um aumento da produtividade e criação de economias de escala.
4 – Reduzir a dependência, diversificando mercados
Em alguns casos, a atividade das empresas encontra-se dependente de um número reduzido de clientes/mercados. A exportação e, consequente, diversificação de mercados permite reduzir riscos associados ao ecossistema empresarial de um país e à saúde financeira dos seus clientes.
5 – Gerir quebras sazonais
Os mercados não vivem todos ao mesmo ritmo! O clima, épocas festivas, envolvente empresarial, entre outros fatores, influenciam o normal funcionamento da dinâmica empresarial e conduzem à ocorrência de períodos de maior e menor procura. A exportação permite vender para outros mercados que são complementares e, em períodos de quebra sazonal, os mercados externos podem ser a solução para escoar produtos e vender serviços que estão com menor procura no mercado doméstico.
6 – Deslocalização de clientes
Por vezes, o processo de internacionalização das empresas é acelerado pelos seus próprios clientes. Quando um cliente deslocaliza a produção para outro mercado, o seu fornecedor tenderá a acompanhar esse movimento, procurando reforçar a relação comercial de longo prazo. Por conseguinte, a exportação é a forma mais rápida de continuar a comercializar com o parceiro.
Procura exportar para novos mercados?
A Market Access tem uma equipa de 70 consultores especialistas no desenvolvimento de negócios em mais de 60 mercados. Através da aplicação de uma abordagem integrada de internacionalização acompanhamos todo o processo de expansão comercial dos nossos clientes, desde a definição de objetivos, pesquisa de potenciais clientes/parceiros/distribuidores/retalhistas/agentes nos mercados-alvo, até à concretização dos objetivos esperados.
⇒ Agende uma reunião com a nossa equipa e saiba como podemos potenciar as suas exportações!