A União Europeia (UE) e a Índia têm vindo a procurar novas formas de aprofundar os seus laços e relações económicas.
A Índia é uma das economias com maior crescimento a nível mundial (registando um aumento de 6%, ao ano, do PIB, antes da pandemia). Já a UE apresenta-se como o maior parceiro comercial da Índia, sendo que, em 2019, representava 11,1% do comércio indiano, posicionando-se à frente de potências como os EUA e a China.
- O que motiva este estreitar de relações?
As duas potências globais partilham valores e desafios comuns, como é o caso das alterações climáticas e das fortes relações económicas existentes entre os dois países.
- Que medidas já foram adoptadas?
Em 2004, a UE e a Índia assinaram uma parceria estratégica, tendo por base valores comuns e uma ordem internacional assente em regras de cariz multilateral.
Com o reforço das relações entre a UE e a Índia, já foi possível verificar um aumento do comércio e investimento pelas duas partes, uma vez que, nos últimos 10 anos, o comércio de bens aumentou 72%, e a participação da UE nos fluxos de investimento estrangeiro aumentou 10%. Atualmente, existem cerca de 4 500 empresas da UE a operarem na Índia, o que se traduz em seis milhões de postos de trabalho (diretos e indiretos).
Considerando o rápido aumento da posição económica e regional da Índia, em 2020 foi aprovado, pelas duas nações, um roteiro para uma parceria estratégica, vinculado até 2025.
- O que se prevê para o futuro?
Recentemente, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, anunciou que a Índia e a UE concordaram em negociar acordos sobre o comércio, proteção de investimento e indicações geográficas. No âmbito da reunião dos dirigentes da UE e da Índia, que ocorreu no dia 8 de maio, os dirigentes acordaram em retomar as negociações de comércio livre e em dar início às negociações sobre dois acordos comerciais adicionais. Além disso, lançaram uma nova parceria de conectividade.
Ao reforçar os vínculos comerciais entre as duas geografias, pretende-se, também, promover os direitos humanos, a democracia, e a igualdade de género, bem como a mitigação das alterações climáticas.
Com uma rede de consultores internacionais, a Market Access apoia a internacionalização de empresas e organizações para o mercado indiano. Apesar da distância cultural e geográfica, várias indústrias portuguesas encontram uma grande aceitação no mercado. Contacte-nos para saber mais!
Veja abaixo a infografia da Comissão Europeia relativa às relações comerciais entre os dois territórios: https://www.consilium.europa.eu/media/49504/eu-india-trade-relations-infographic.png
Fontes:
https://www.consilium.europa.eu/pt/meetings/international-summit/2021/05/08/
https://eco.sapo.pt/2021/05/08/ue-e-india-concordaram-em-negociar-acordo-comercial/