A pandemia do Covid-19 interrompeu e impulsionou várias tendências no mundo inteiro, em 2020; uma das mais marcantes foi o aumento da adoção e transformação para o digital nas organizações. Alguns efeitos colaterais desta pandemia foram o aumento exponencial de ataques cibernéticos em todo o mundo, particularmente nos mercados emergentes.
O Brasil representa atualmente um dos países que mais sofre com estes ataques. De acordo com a empresa de tecnologia Fortinet, o Brasil sofreu quase 2 mil milhões de ataque apenas no primeiro trimestre de 2020.
Este contexto criou oportunidades para muitos fornecedores de tecnologia ajudarem as organizações a lidar com este tipo de desafios. Também motivou várias empresas internacionais, sem presença no Brasil ou na América Latina, a expandirem-se para tirar proveito da oportunidade oferecida pelas circunstâncias (tanto o aumento dos ataques, como a legislação local de privacidade de dados GDPR, que foi aprovada em 2020), em acréscimo à redução de custos operacionais devido à desvalorização do real nos últimos 2 anos.
Podemos citar alguns exemplos de empresas de análise e segurança (principalmente dos EUA, Israel e Europa) que têm dado os primeiros passos com sucesso na região da América do Sul, como Veracode, Exabean, Crowdtrike, Forescout ou Netskope.
Neste contexto, a Market Access pode ajudar as empresas internacionais de tecnologia a dar os primeiros passos no Brasil e na América Latina; começando pelo desenvolvimento de estudos de mercado, desenvolvendo abordagens de entrada no mercado local e planos de expansão go-to-market. A nossa equipa possui vários anos de experiência no apoio à internacionalização de empresas e estará disponível para o apoiar numa expansão sustentada para a nova região.
Wellington Oliveira
Strategy & Expansion Advisor (Technology Sector), Market Access Brasil
Para mais informação: https://olhardigital.com.br/en/2020/07/03/seguranca/cibercrime-ataques-no-brasil-aumentam-mais-de-300-com-a-pandemia/