Market Access

Portugal exporta mais 40% para Moçambique

Moçambique continua a cumprir os principais objectivos macroeconómicos definidos no seu plano de desenvolvimento de médio prazo que assentam na consolidação da estabilidade económica, na implementação das reformas estruturais e na redução da pobreza. 

O país é encarado como um caso de sucesso entre as novas economias emergentes africanas e tem assumido um papel cada vez mais determinante no contexto da África Austral. Ao longo dos últimos anos, a economia moçambicana tem revelado uma robustez digna de realce, com a manutenção de elevados índices de crescimento económico. Em 2009 o crescimento do PIB do país foi superior a 6%, continuando a atrair importantes fluxos de investimento estrangeiro. 

O sector industrial cresceu, em média, 10% ao ano entre 1995 e 2000, em consequência do programa de privatizações iniciado após o estabelecimento do clima de paz. Em 2001 e como resultado do primeiro ano de laboração da fábrica de alumínio MOZAL, o crescimento do sector foi de 33%. Para além desta indústria, tem havido acréscimos resultantes principalmente dos contributos das áreas de materiais de construção, produtos alimentares e bebidas e bens de consumo. 

De salientar que Moçambique é um país com abundantes recursos naturais, entre os quais se destacam o potencial hidroeléctrico, reservas de gás natural, carvão e minerais e mais de 2.500 Km de costa. A Market Access tem uma presença local permanente em Maputo, tendo vindo a organizar diversas missões empresariais individuais e de grupo a Moçambique.

Partilhe este artigo

Copiar link para a área de transferência

Copiar