A OrangeBee, um preparado fermentado de aquafaba com uma camada de geleia de laranja, polvilhado com pólen apícola, é o produto desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro e o grande vencedor da 4.ª edição do ECOTROPHELIA Portugal.
Promovido pela Portugal Foods, a edição 2020 do prémio ECOTROPHELIA Portugal, que promove a eco-inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar, desafiando estudantes do ensino superior a desenvolverem produtos alimentares inovadores e sustentáveis, envolveu 63 estudantes de 14 instituições do ensino superior nacionais. Estiveram a concurso 16 equipas, das quais chegaram à final 10 produtos inovadores.
A entrega de prémios realizou-se a 3 de Setembro, numa cerimónia que decorreu na Casa do Vinho Verde, no Porto. À semelhança das edições anteriores, Rui Sousa, CEO da Market Access, foi júri na fase de avaliação da competição nacional.
O produto OrangeBee foi o escolhido por um júri, composto por diversas personalidades do setor agroalimentar, que tiveram por base critérios como a inovação de produto, sustentabilidade, embalagem, propriedades organoléticas e credibilidade de mercado.
Por sua vez, em segundo lugar, ficou o Rice ‘n’ Nice, pastel de bacalhau ultracongelado, sem batata, com couve-flor e subprodutos da indústria arrozeira, desenvolvido por alunos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O bronze foi arrecadado pelos estudantes do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O grupo de alunos desenvolveu o FermentiVe, conserva de tomate verde rejeitado pela indústria e outros vegetais fermentados, que venceu também a distinção “Born from Knowledge”, atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI).
A OrangeBee, equipa vencedora, foi reconhecida com um prémio monetário no valor de 2.000 euros e cerca de 7.000 euros em serviços de consultoria: da Ivity Brand Corp, que proporcionará o serviço de consultoria nas áreas da Comunicação e Design, da Market Access em Internacionalização, e da Patentree que tratará da Propriedade Intelectual relativa ao produto.
A 4ª edição nacional do prémio ECOTROPHELIA contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República e teve o apoio da APCER, da Agência Nacional de Inovação, da Câmara Municipal do Porto e do TECMAIA. A estes juntaram-se ainda parceiros como a All The Way Travel, Brandit, Cerealis, CBS – Creative Building Solutions, Grupo Primor, Market Access, Novarroz, Patentree, SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação e a Vieira de Castro.