Market Access

Letónia – Na Europa, o parceiro ideal

Letónia – Na Europa, o Parceiro Estratégico

É indiscutível o facto da União Europeia ter sido fortemente afectada pelo colapso financeiro ocorrido em 2008 e são inegáveis os efeitos sentidos sobre os dois milhões de habitantes da Letónia. Nesse ano vimos a economia afundar em 21%, sendo que o país vivenciou a maior taxa de desemprego da UE. No entanto, nenhum país demonstrou maior força e resiliência para enfrentar tamanha adversidade. O Governo letão implementou uma série de medidas severas de austeridade com cortes profundos na despesa pública mas que tiveram resultados surpreendentes. Sete anos volvidos e a Letónia é hoje membro da Zona Euro, regista uma das maiores taxas de crescimento da Europa e está agora a traçar um novo caminho para a expansão a Leste. 

A comunidade letã possui níveis de educação bastante elevados, com 85% da população capaz de comunicar em pelo menos duas línguas. Têm, ainda, uma das mais elevadas taxas de educação superior da Europa. Estes factores fazem da Letónia um local ideal para o outsourcing, disponibilizando às empresas portuguesas a possibilidade de construir novas pontes comerciais num país promissor. Com boas condições laborais e salários abaixo da média europeia, não é de estranhar a presença de várias empresas como a STAT Oil, Cutex e Allwex, num mercado repleto de oportunidades. 

Com o poderoso mercado russo aqui mesmo ao lado, a Letónia constitui um importante ponto de partida para a expansão de negócios para a Leste. A Norte, o território escandinavo, com toda a riqueza e estabilidade económica que o caracterizam. Criar um negócio na Letónia não significa apenas investir num mercado ambicioso e com fortes índices de crescimento mas representa, sobretudo, uma relevante alavanca para que uma empresa se lance à conquista dos mercados vizinhos. 

Desde que foi integrada na União Europeia, em 2004, a Letónia tem apostado fortemente no desenvolvimento das relações comerciais com o mercado intracomunitário, representando hoje 72% das suas exportações, sendo que 12% dos produtos letões são exportados para Leste, com destino à vizinha Rússia. Esta combinação de factores faz da Letónia um forte aliado europeu para as empresas portuguesas que ambicionam alcançar os mercados do Centro, Norte e Leste da Europa. O modelo europeu que assenta na abolição das fronteiras e no livre comércio de bens e mercadorias dentro do espaço comunitário faz da Letónia o candidato perfeito para um investimento certeiro na expansão internacional da sua empresa a Leste, reduzindo inegavelmente o risco inerente à operação.

Kerrie Morton, Consultora Market Access | CCG Latvia

Partilhe este artigo

Copiar link para a área de transferência

Copiar