Internacionalização: por que deve fazer parte da sua estratégia?

O atual período económico internacional pelo qual a sociedade, de forma generalizada, atravessa, traz consigo o reforço de uma exigência acrescida ao nível da estratégia económica definida por cada agente no território. Aqui, o papel das empresas reveste-se de uma importância ímpar, não apenas na alavancagem de uma região (da qual façam fisicamente parte), mas também da sua capacidade de produção e exportação de produtos e/ou serviços (contribuindo ativamente para o fornecimento de uma outra região do globo).

Os fenómenos de globalização económica tornam-se indispensáveis para a viabilidade atual das empresas e para uma saudável concorrência nos mercados internacionais.

Porém, com o aumento da pressão sobre os negócios a nível internacional torna-se cada vez mais complexa a entrada de novas empresas em mercados-alvo além-fronteiras.

Além de propiciar diferentes formas de venda de produtos e/ou serviços, a internacionalização tornou-se – desde há já vários anos – um dos elementos fundamentais que mais contribuem para o bom funcionamento das empresas, assim como para a sua contínua viabilidade a médio/longo prazo. Para que uma empresa seja cada vez mais viável a nível local e se apresente como uma referência perante os seus pares, é cada vez mais relevante a construção e crescimento da sua presença internacional. Como complemento, a internacionalização dificilmente vingará caso a empresa não se mostre competitiva dentro das fronteiras do seu próprio país.

Desta forma, a internacionalização pode também ser vista como uma matéria de competitividade perante as empresas externas, fruto de uma cada vez maior dinâmica no panorama global do comércio internacional. Por isso, a entrada em mercados internacionais exige atualmente uma análise bastante cuidada sobre a posição da região e das empresas concorrentes perante o comportamento das entidades internacionais do setor de atividade.

Tendo em conta estas premissas, porque é a internacionalização cada vez mais uma escolha acertada?

  1. Traz consigo uma verdadeira independência face à sazonalidade/dificuldades possíveis do mercado local;
  2. Permite o acesso da empresa a um mercado mais alargado de possíveis consumidores;
  3. Contribui para a melhoria da imagem da empresa, conferindo-lhe credibilidade adicional;
  4. Contribui para o aumento da sua capacidade produtiva;
  5. Fruto desse aumento, provoca uma diminuição dos custos da sua eficiência produtiva.

 

No entanto, por vezes pode tornar-se bastante complicado para as pequenas e médias empresas compreender as tendências da economia mundial, quando estas tentam tirar partido de novas oportunidades comerciais. Neste sentido, a dimensão da empresa não tem de ser uma barreira no seu caminho para se expandir além do território nacional.

Em suma, a internacionalização pode ser encarada como uma oportunidade bastante positiva para uma empresa melhorar a sua capacidade de atração de novos clientes. Esta é uma questão que deverá estar em cima da mesa na hora de criar ou expandir a sua empresa. Na Market Access possuímos uma equipa multidisciplinar capaz de o/a auxiliar neste processo de expansão internacional. Para mais informação, contacte-nos!

Market Access, Filipe Silva

 

 

 

Filipe Silva
Knowledge & Training Business Unit Manager, Market Access

Partilhe este artigo

Copiar link para a área de transferência

Copiar