Acordo CETA fomenta exportações entre a UE e o Canadá

Separados pelo Oceano Atlântico, Canadá e Europa partilham acontecimentos passados, trocas comerciais e uma herança de boas relações inter-continentais. 

A União Europeia (UE) é o segundo maior parceiro de trading do Canadá, após os Estados Unidos, representando cerca de 10% do seu comércio de produtos com o mundo, em 2018.  Do lado europeu, o Canadá representou no mesmo ano cerca de 2% do comércio externo de produtos da União Europeia. De forma a potenciar as relações comerciais e a fortalecer as relações entre os dois territórios, foi criado o Acordo CETA (Canada-European Union Comprehensive Economic and Trade Agreement). O CETA entrou em vigor, de forma provisória, a 21 de setembro de 2017. Para que o CETA entre em vigor de forma definitiva, todos os Estados-Membros da UE terão de ratificar o Acordo, em conformidade com os seus procedimentos nacionais – processo que se encontra em desenvolvimento.

CETA-PT-marketaccess
Fonte: Comissão Europeia “Canada – Trade picture”. Elaboração própria.

 

Quais os benefícios do CETA?

Este acordo comercial reduz impostos e facilita a exportação de bens e serviços, o que, consequentemente, beneficia empresas e pessoas, tanto na UE como no Canadá. O acordo tem uma forte dimensão estratégica para ambos os territórios devido, nomeadamente:

– Cria oportunidades de acesso ao mercado de bens, serviços e contratos públicos para ambas as partes;

– Reforça a cooperação, eliminando barreiras pautais e não pautais, assegurando a convergência da regulação económica, a proteção dos consumidores e trabalhadores e definindo compromissos ao nível do desenvolvimento sustentável;

– Promoção do investimento entre a UE e o Canadá;

– Melhora as regras de proteção da propriedade intelectual de pessoas e empresas; 

– Reduz os custos de transação entre os dois territórios.

CETAeceuropa
Fonte: Comissão Europeia “CETA in 60 seconds”.

 

Em 2020 celebrou-se o 3º aniversário do CETA, com um balanço positivo, registando um aumento de 24% nas transações de bens, e 25% nas transações de serviços, entre a UE e o Canadá. Apesar da pandemia COVID-19 ter impactado a esfera económica global, os fluxos de transações UE – Canadá aumentaram 15%, em relação aos valores registados pré-CETA.

Se a sua empresa está localizada no Canadá e quer explorar os mercados europeus, ou se os seus negócios estão na UE mas pretende expandir-se para o Canadá, o CETA pode ser um importante fator de sucesso no seu processo de internacionalização.

A Market Access tem uma equipa de consultores especializados em internacionalização de empresas em vários mercados europeus e no Canadá. Contacte-nos para saber como podemos apoiar a internacionalização do seu negócio!

 

Fontes: https://www.international.gc.ca/trade-commerce/trade-agreements-accords-commerciaux/agr-acc/ceta-aecg/ceta_explained-aecg_apercu.aspx?lang=eng 

https://ec.europa.eu/trade/policy/countries-and-regions/countries/canada/ 

https://ec.europa.eu/trade/policy/in-focus/ceta/

https://trade.ec.europa.eu/doclib/press/index.cfm?id=2184 

https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/3e2290c6-433c-11e6-9c64-01aa75ed71a1

Partilhe este artigo

Copiar link para a área de transferência

Copiar