Market Access

Cazaquistão, um mercado discreto (por enquanto)

Cazaquistão, um mercado discreto (por enquanto) 

O Cazaquistão é um país que está habitualmente excluído dos holofotes dos media. Não atrai a atenção do mundo empresarial quanto os seus vizinhos mas, do meu ponto de vista, merece um olhar próximo e atento por parte das empresas que ambicionam internacionalizar-se. 

O Cazaquistão prepara-se para acolher em 2017 um certame de escala mundial: a EXPO 2017, em Astana (www.expo2017astana.com). Este país do Leste europeu abraça este evento numa área com aproximadamente 170 hectares, sendo de sublinhar que o sector da construção experiencia uma fase de crescimento e vivacidade sem igual. 

O Cazaquistão é um mercado interessante mas com algumas especificidades culturais espelhadas nas formas de estabelecer relações comerciais. Não podemos descurar o enquadramento histórico e político do país. O Cazaquistão esteve sobre a alçada de diversas tribos, países, impérios e repúblicas. Pessoas, negócios e, em última linha, o desenvolvimento do país, foram influenciados por estas nações. Quando pensamos numa estratégia empresarial de expansão para o Cazaquistão não podemos cair no erro de não considerar todas aquelas dimensões. 

Como consultora em negócios internacionais, tenho seguido atentamente o desenvolvimento económico do país e posso hoje afirmar, com toda a certeza, que o Cazaquistão tem um potencial inegável para a internacionalização de produtores industriais, empresas de construção e fornecedores de serviços. 

Caro empresário, se pondera internacionalizar-se para este mercado sugiro que faça uma análise detalhada sobre a história do país. O Cazaquistão foi influenciado pela Rússia, países Árabes e pela Ásia. A multiculturalidade deixou uma marca significativa na forma de negociar. Precisará de uma dose reforçada de paciência e resiliência para conseguir uma parceria mas, posso assegurar-lhe que no final será recompensado. A tradução da palavra “Cazaquistanês” para a língua turca tradicional significa “nómada livre e independente”. As relações empresariais no Cazaquistão são processos de desenvolvimento longo. Os Cazaques confirmam sempre a fiabilidade do parceiro e com ele avaliam exaustivamente o potencial de negócio. As empresas locais estão interessadas em relações internacionais duradouras com os seus parceiros portanto, prepare-se para uma longa e desafiante corrida. 

É necessário ser ambicioso, dedicado e paciente q.b. Afinal, não há mercados fáceis; todos têm as suas especificidades, vantagens e constrangimentos. 

Uma coisa sabemos: o Cazaquistão é um mercado próspero e assim se manterá nos próximos anos. 

Olesya Leschuk, Consultora Market Access – Rússia e mercados adjacentes

Partilhe este artigo

Copiar link para a área de transferência

Copiar