Charles Cormack, fundador e chairman da Cormack Consultancy Group (CCG), tem vindo a partilhar algumas ideias interessantes acerca do período pós-Brexit para o mercado da educação na Europa. Além do esperado aumento no número de estudantes, as universidades europeias também podem perceber o potencial aperto no financiamento de investigação para as universidades do Reino Unido como uma oportunidade para incentivar a colaboração entre as suas instituições e as principais universidades britânicas.
Enquanto persistem muitas dúvidas relativamente ao que vai ser o novo paradigma, as atitudes já estão a mudar, trazendo consigo novas oportunidades para as instituições europeias: No Reino Unido as universidades estão a tornar-se menos arrogantes, na forma como interagem com potencias parceiros europeus, porque percebem que o Brexit vem alterar as dinâmicas dessa relação. Ao mesmo tempo, as universidades europeias percebem essa mudança e muitas delas estão já a tentar tirar vantagem disso mesmo, ao formar relações potencialmente lucrativas com parceiros britânicos.
A CCG é uma consultora especialista no desenvolvimento de negócios internacionais. Atualmente tem-se focado na educação, em particular nas universidades britânicas que pretendem internacionalizar-se. Através de uma parceria estratégica, a CCG e a Market Access têm vindo a colaborar, sobretudo na promoção de exportações e de serviços de negócios internacionais.
Foto: Pexels