market access internacionalização exportacao, missão de grupo, Escandinávia

COVID-19 transforma projeto de internacionalização transfronteiriço em experiência virtual

A consultora portuguesa Market Access foi contratada pela Câmara Municipal de Cork (Cork City Council), na Irlanda, para desenvolver um projeto transfronteiriço de apoio à internacionalização de empresas do setor agroalimentar. Ao longo de vários meses, a consultora portuguesa desenvolveu esforços comerciais junto de importadores e distribuidores do sector agroalimentar na Dinamarca e Suécia com o objetivo de promover reuniões comerciais com as empresas participantes no projeto. O projeto transfronteiriço abrange seis empresas oriundas de Portugal, Espanha e Irlanda que se dedicam à produção de alimentos e bebidas orgânicos e saudáveis.

A iniciativa de promoção internacional, desenvolvida no âmbito dos projetos europeus Altantic Food Export e Interreg, incluía uma visita comercial ao mercado escandinavo. No entanto, a meados de março, a pandemia levou ao cancelamento das viagens e, consequentemente, à alteração da metodologia do projeto.

“Com todas as incertezas sentidas no momento, decidimos que teríamos que procurar uma alternativa e reinventar o projeto. Com a experiência da nossa equipa e com as tecnologias que tínhamos ao nosso alcance, concluímos que seria possível desenvolver as reuniões comercias de forma virtual”, afirma Rui Sousa, CEO da Market Access.

“No entanto, uma reunião presencial não é igual a uma virtual, tornando-se mais difícil tangibilizar o produto e captar a atenção do comprador”, frisa Rui Sousa. Nesta fase, a consultora trabalhou juntamente com o município irlandês, recorrendo a tecnologias e técnicas de comunicação para transpor a experiência física para o cenário virtual. “A Market Access desenhou um novo formato de reunião e promoveu workshops junto das empresas participantes, de forma a adequar o seu discurso e materiais de comunicação ao ambiente digital”, declara Ivan McCutcheon, gestor de projetos da comunitários na Cork City Council.

O novo formato já foi aplicado no mês de maio, numa ronda de reuniões com um importador sueco de produtos agroalimentares. Durante as próximas semanas, as empresas participantes no projeto conjunto transfronteiriço participarão em mais reuniões comerciais junto de importadores e distribuidores escandinavos.

 

Partilhe este artigo

Copiar link para a área de transferência

Copiar