Market Access revela oportunidades empolgantes e informações fundamentais para o sucesso no setor agroalimentar do Japão no Webinar InovCluster

O imenso potencial do setor agroalimentar do Japão está a tornar-se cada vez mais evidente. Com mais de 125 milhões de habitantes e uma forte dependência da importação de alimentos, devido à limitação de espaço e ao aumento de agregados familiares unipessoais, o Japão apresenta oportunidades interessantes para novos produtos e empresas do setor.

Neste cenário dinâmico, a InovCluster organizou o Webinar “Mercado Japonês – Oportunidades e Potencialidades para o Setor Agro-Alimentar” no dia 21 de junho.

O evento contou com a participação de consultores da Market Access como oradores principais, que ofereceram informações valiosas e estratégias para explorar os pontos fortes deste país. A nossa equipa salientou a importância de conhecer o mercado que, apesar da distância geográfica e cultural, tem um enorme potencial para produtos alimentares de qualidade.

O Japão, com a sua população densa, apresenta, portanto, um cenário atraente para o setor agroalimentar, caracterizado por vários fatores-chave:

  • Tendências de saúde e alimentação: Com uma ênfase na saúde e na longevidade, a tendência atual de consumo das suas populações é para alimentos funcionais e naturais, bem como para os produtos biológicos.
  • Elevados padrões no comportamento do consumidor: A população japonesa dá prioridade a produtos alimentares práticos e de alta qualidade que se adaptem ao seu estilo de vida agitado e acelerado. A frescura dos alimentos é uma prioridade, apoiada por regulamentos rigorosos, enquanto as embalagens devem ser compactas, cumprir as normas ambientais e manter uma atenção meticulosa aos pormenores.
  • Cultura de conveniência: Desde os produtos essenciais do dia a dia até às iguarias premium, o mercado japonês brilha com a sua cultura de conveniência, em que a população confia fortemente nas lojas de conveniência e nas máquinas de venda automática para as suas diversas necessidades. O país regista o maior número de máquinas de venda automática per capita e mais de 21.000 lojas 7-Eleven.

Tendo em conta estes fatores, é fundamental reconhecer que uma estratégia bem desenvolvida é a chave para o sucesso da internacionalização de uma empresa agroalimentar. O mercado japonês, apesar do seu vasto potencial, é altamente competitivo, rigoroso na sua cultura empresarial e exige um cumprimento rigoroso das normas de qualidade e certificação.

Para se preparar eficazmente para a entrada no mercado, é vital definir estratégias que podem incluir a formação de parcerias locais, a personalização de produtos para corresponder às preferências locais e o aproveitamento da perceção positiva dos produtos europeus para aumentar a penetração no mercado.

Se deseja alcançar o sucesso global para a sua empresa agroalimentar, não hesite em contactar a nossa equipa. Vamos embarcar juntos nesta viagem!

Partilhe este artigo

Copiar link para a área de transferência

Copiar