Indústria Têxtil: Abraçar a Sustentabilidade e a Internacionalização para o Sucesso Global

Desde a pandemia, a indústria têxtil mundial tem sofrido perdas drásticas. Num esforço para restabelecer o setor, muitos países implementaram estratégias de sustentabilidade para distinguir as suas indústrias das outras. Estas estratégias têm como objetivo aderir estritamente a práticas amigas do ambiente que dão prioridade à qualidade em detrimento da quantidade na produção. Ao fazê-lo, os países pretendem reforçar o calibre dos seus produtos, melhorando assim as suas classificações globais.

Através da internacionalização, isto tem vindo a revelar-se possível. Várias empresas têm adotado esta abordagem para tirar partido das oportunidades globais e alcançar um crescimento sustentável. Nos últimos anos, a Market Access tem apoiado a internacionalização de várias empresas a nível mundial com diferentes estratégias e metodologias de acordo com os contextos externos e internos. Ao abordar novos mercados, as empresas precisam de investigar diferentes variáveis para determinar a sua entrada no mercado. É por isso que um correto diagnóstico e uma análise de mercado são vitais para a definição de um plano de ação eficaz com OKRs (Objectives and Key Results) e KPIs (Key Performance Indicators) adequados.

Mitigar os riscos na internacionalização: Um guia em três etapas para as PME

Uma abordagem internacional deve ser levada a cabo de forma minuciosa, e estudos anteriores concluíram que a expansão internacional requer uma investigação exaustiva para informar as decisões de mercado e mitigar os riscos. No entanto, ao dar os primeiros passos na internacionalização e ao preparar o caminho para um projeto de expansão, é provável que as PMEs enfrentem vários desafios relacionados com a avaliação da informação e com os recursos humanos dedicados e adequados para assegurar o desenvolvimento comercial para a região selecionada. É por isso que a Market Access desenvolveu uma metodologia de 3 passos que visa fornecer informação e acelerar o desenvolvimento de ações concretas que potenciem a definição da estratégia de entrada no mercado e a qualificação e conversão de leads. Num prazo de 9 a 12 meses, a Market Access apoia o seu cliente a estabelecer uma abordagem ao mercado, definindo o princípio orientador, os fatores críticos de sucesso e as ações chave, assegurando o desenvolvimento comercial.

Desde 2005, a Market Access tem apoiado com sucesso as empresas têxteis no desenvolvimento das suas estratégias de expansão. Os nossos serviços incluem a análise de seleção de mercados, estudos de mercado e a definição e implementação de planos de exportação para fabricantes de vestuário, fábricas de fiação e marcas de moda. Com mais de 120 projetos têxteis executados em vários mercados, a nossa experiência está bem comprovada.

Se pretende definir a sua estratégia de expansão internacional ou acelerar a sua implementação, contacte-nos para estabelecer um diagnóstico inicial e conceber uma metodologia adaptada às suas necessidades.

Partilhe este artigo

Copiar link para a área de transferência

Copiar