Défice de produção agroalimentar nos Bálticos é uma oportunidade para Portugal

A região dos países Bálticos, constituída pela Estónia, Letónia e Lituânia, apresenta uma produção local de produtos agrícolas insuficiente para satisfazer a procura local. As causas apontadas prendem-se com as restrições geográficas e climáticas que não favorecem a atividade agrícola. A oferta insuficiente, aliada ao facto de Portugal e os Bálticos fazerem parte da União Europeia, traduzem-se em várias oportunidades para a exportação de produtos agroalimentares portugueses para os Bálticos.  

Estas conclusões constam do Estudo de Mercado Países Bálticos, promovido pela PortugalFoods e desenvolvido pela Market Access. Este estudo inclui uma caracterização macroeconómica do mercado, das principais relações comerciais destes países e uma caracterização dos seus consumidores e tendências de consumo. 

As projeções relativamente ao futuro económico destes países são positivas. A situação política e económica favorece os exportadores pertencentes aos estados membros da União Europeia. A Lituânia é o maior importador dos três países e muitos dos produtos importados pela Estónia e Letónia passam por este mercado, sendo este um bom ponto de entrada para o mercado Báltico. 

Os consumidores desta região têm um elevado poder de compra e o aumento dos rendimentos disponíveis tem estimulado a procura por bebidas estrangeiras. Existe uma grande preferência por produtos premium, especialmente ao nível de cafés e queijos, e por produtos exóticos. Nos mercados verifica-se, também, um aumento da procura por produtos mais saudáveis e por snacks. Produtos como bebidas espirituosas, vinho, carne suína e pão, produtos de pastelaria e padaria são os produtos com maior potencial de exportação português no setor agroalimentar do mercado.

Poderá consultar a versão integral do estudo na plataforma Radar de Mercados da PortugalFoods. A plataforma disponibiliza uma ferramenta interativa que identifica mercados de exportação prioritários para a sua empresa.

Com consultores locais especializados, a Market Access poderá apoiar a internacionalização de empresas destes sectores para Lituânia, Estónia e Letónia. a região Báltica, quer através do desenvolvimento de estudos estratégicos, prospeção de clientes no mercado, promoção de parcerias e visitas comerciais e serviços de representação local. 

Partilhe este artigo

Copiar link para a área de transferência

Copiar